O meu ranço com frases nocivas e discursinhos motivacionais baratos cresce a cada dia. Ou a cada vez que alguém inventa um bordão.
Você provavelmente conhece os mais famosos: seja sua melhor versão. Trabalhe enquanto eles dormem. Quem quer, dá um jeito, quem não quer, arruma uma desculpa. Desistir, jamais. Ame o que você faz e não precisará trabalhar nem mais um dia. Insista! Persista! Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez… zzz… zzz…
Ahhh, me poupem! Assim não dá pra ser feliz e ainda manter a saúde mental em dia.
Autoexploração: qual o problema com frases motivacionais?
Tenho lido muito sobre psicoterapia da compaixão: que área fascinante! Ao mesmo tempo, é assustador perceber o quanto o ser humano consegue explorar a si mesmo.
A sensação que sempre tive ao ler tantas frases motivacionais é de que eu estava ficando para trás porque queria. Porque não tinha força de vontade suficiente. Porque não acordava cedo. Porque não tomava água morna com limão. Porque eu preferia dar desculpas.
Quando, na verdade, eu estava enfrentando um quadro depressivo sem apoio psicológico. Quando você enfrenta depressão, sua autoestima vive balançando. Ao ler tantas pílulas motivadoras, a pessoa com a saúde mental na berlinda não ficará mais fortalecida.
Sabe por quê? Porque nem tudo pode ser resumido em ~querer~. Se você não anda legal, não basta acreditar e correr atrás dos seus sonhos. A vida não é tão simples assim.
Quebre o ciclo da motivação e decepção
Se você já se apegou a algumas das frases abaixo, tudo bem. Eu também já fiz isso. Tanto, que agora me sinto apta a ressignificá-las e dividir o que penso sobre cada uma delas.
Pegue um martelo e mãos à obra!
Seja sua melhor versão: uma frase tão inocente… capaz de provocar ansiedade e te fazer entrar no ciclo da comparação eterna com você mesma. É como se você nunca fosse suficiente. Como se nunca estivesse bom.
Trabalhe enquanto eles dormem: que loucura! Dormir é uma delícia e te permite trabalhar de forma eficaz. Não trabalhe mais, trabalhe melhor!
Quem quer, dá um jeito, quem não quer, arruma uma desculpa: sua depressão não é desculpa. Sua inação não é desculpa. Sua vontade de ficar jogada na cama, o medo do desemprego, a inquietação por ver pessoas que você ama ficando doentes: nada disso é desculpa. Querer não é conseguir.
Desistir, jamais: e ficar agarrada em algo ou alguém que não te faz bem? Sai fora! Desista, sim. Desista daquilo que dói, desista de agradar, desista da mania de perfeição, desista de amar quem te menospreza. Desistir pode fazer um bem danado à nossa saúde.
Você não é um produto para ser constantemente aprimorado
Em tempos difíceis, vir com essa história de ~aproveite o momento para evoluir~ dói demais.
Você é um ser humano vivendo uma pandemia. Você é um ser humano esperando vacina, esperando que todos que você ama sejam protegidos.
Você é alguém que pode estar à beira de um colapso. Que se distrai com as Olimpíadas, que fecha os olhos para o (des)governo, mas que, lá no fundo, sente o baque do sentimento de impotência que toma conta do nosso país.
É por isso que a sua versão, hoje, tá mais do que boa. Você não precisa ser melhor que ontem. Se cuida. Poupa tua energia. Descansa.
Tá permitido retroceder, ficar na dúvida, adiar aquela ideia genial. Tá permitido chorar, rever os planos, empacar.
Tá permitido não saber. A vida é descoberta, processo, transformação. Não dá pra ser nossa melhor versão porque estamos em constante movimento.
Não há linha de chegada, não há ponto final. Então, pare de correr. Tá liberado não se realizar, não impressionar, tá permitido não vencer.
No meio do caos, estar viva já é um superpoder.
Esse texto me salvou a vida, aqui e agora.
Obrigada 🙏
Ô, Sabine, que bom ler isso. Desejo que você permaneça bem. Um abraço! 🙂