Tem tanta gente boa criando conteúdo no LinkedIn (e fora dele!) que fica um pouco difícil escolher apenas sete. No caso, eu quis dar visibilidade a mulheres. Algumas mais conhecidas, outras menos.
O critério principal foi: mesmo sem conhecer nenhuma delas pessoalmente, a energia de todas reverbera com força em mim.
O que elas escrevem faz muito sentido pra mim, não importa a data. Eu me vejo no que elas publicam: dividimos pensamentos, sentimentos e o nosso conhecimento de forma sensata, sem passar por cima dos outros ou apontar erros, como se soubéssemos de tudo.
Com elas, me sinto à vontade para seguir questionando o status quo a partir de um pensamento crítico, expondo minhas ideias e o meu jeito de ser.
Aqui não tem conteúdo tosco e encheção de linguiça, só mulheres incríveis produzindo textos de qualidade e conquistando seus lugares no mundo.
Procure por pessoas que fazem o seu dia melhor
Quando desanimo ou acho que não vale a pena continuar publicando meus textos, visito os perfis abaixo e volto a ter disposição.
Como todas as outras redes, o LinkedIn também pode ser tóxico. Use com moderação e procure por pessoas que te inspirem, que te façam sentir bem, que te deixem com vontade de crescer, de ser melhor, de superar suas dificuldades.
Você vai perceber que todas as criadoras que escolhi têm algo em comum: ou são artistas, escritoras e produtoras de conteúdo ou são professoras e mentoras. Eu sou escritora e já fui professora, por isso me identifico tanto com elas e me apaixono a cada novo artigo ou post no feed.
Espero que, depois de conhecê-las, você sinta o mesmo!
Então ~bora~ pra lista?
1. Dalva Corrêa, mentora de escrita e especialista em ~redação pelo coração~
Inspiradora, amorosa e potente, a Dalva é referência quando surgem dúvidas de português e dificuldades na comunicação escrita. Acompanhar a trajetória dela me anima. Há poucos dias, comprei o seu Guia Digital ~Português para quem não tem tempo: 99 dicas rápidas de casos gramaticais para você não errar mais!~ e achei genial. Recomendo!
2. Rafaela Kich, jornalista, escritora e produtora de conteúdo
A Rafa é uma escritora sensível que te coloca para pensar sobre nomadismo digital, feminismo e sustentabilidade. Admiro sua escrita e leveza em transitar pela vida, sem ceder (tanto) às pressões externas. Ela lançou recentemente seu primeiro e-book autoral, ~Fragmentos~, que é a coisa mais linda e intimista que li nos últimos dias.
3. Maria Vitória, escritora, editora e mentora de conteúdo para múltiplas plataformas
Tô pra ver uma identidade visual mais divertida do que as que a Maria Vitória utiliza em seus posts. Ela consegue reunir muita informação boa sobre escrita criativa e passa uma confiança genuína para quem está começando. Sou fã do humor dela e das dicas para ser mais eficiente na produção de conteúdo. Aliás, ela lançou uma Mentoria de Conteúdo para Múltiplas Plataformas, que eu ainda não fiz, mas indico de olhos fechados!
4. Vitória Paliari, escritora e especialista em Sucesso do Cliente
Embora não esteja tão ativa no LinkedIn ultimamente, a Vitória é alguém que não tenho como esquecer. Por causa dela, eu me conectei a pessoas mais parecidas comigo e consegui voltar a escrever com frequência. Comprei seu primeiro livro, ~Maquinaria~, e devorei em menos de 1 hora, porque a escrita dela é simplesmente viciante.
5. Mariana Santa Ritta, produtora de conteúdo e estrategista de marcas pessoais
A energia dessa mulher é algo lindo de se ver! Os textos da Mari convencem porque te fazem sentir próxima dela. Por meio do seu artigo mais recente sobre não desistir dos nossos sonhos, encontrei a força que precisava. Com ela, você aprende mais sobre marcas pessoais, estratégias e como enfrentar seus medos. A escrita dela é sincera e sem frescura. Amo!
6. Maria Eduarda Razzera, autora, empreendedora e produtora de conteúdo
Ela ainda não sabe (bom, vai saber agora), mas seu livro, ~Além da superfície~, tem ajudado no meu tratamento com antidepressivos. Tá sendo incrivelmente terapêutico. Comecei a ler esse livro alguns meses atrás e abandonei: o tratamento, de início, me deixou apática, acelerou meu desespero e embaçou minha visão. Eu não conseguia ler nada. Agora, quase 3 meses depois, voltei a ler sem dificuldade. Além de ter vários livros publicados, em seu perfil, ela dá dicas sobre empreendedorismo e vida de freelancer.
7. Krisla Popovitch, professora de inglês e falante nativa
É simplesmente impossível passear pelo perfil e publicações dessa mulher sem abrir um sorrisão! Quando eu dava aulas de inglês, fui considerada uma ~teacher~ engraçada, mas não tô nem perto das piadas inteligentíssimas e trocadilhos divertidos que a Krisla compartilha. Ela não para de crescer no LinkedIn e, pasmem!, não tem um artigo publicado. O foco dela é post no feed e pronto! Prova de que artigo não é sinônimo de ser mais vista. Conteúdo bom é – seja num textão ou num post curtinho do feed.
Mulheres não são rivais
A ideia de rivalidade entre mulheres sempre me incomodou. Entender que isso é construído e incentivado por estruturas patriarcais e machistas é a chave para conseguir olhar outras mulheres com admiração.
Claro que ainda tenho muitas outras mulheres em mente para indicar. Aos poucos, vamos fortalecendo essa rede feminina.
E você, já conhecia ou seguia algumas das profissionais citadas?
Aliás, se você conhece mais mulheres incríveis, marca elas aqui! Juntas nós vamos mais longe 😉