Eu e a morte temos um sério problema: nunca chegamos a um acordo. Quando eu a desejo, ela não vem. Quando menos espero, ela aparece.
É assim que descrevo minha controversa relação com a única certeza que temos na vida: a de que vamos morrer.
A elaboração do luto de cada um
O luto é um processo contínuo e particular. Embora eu tenha aprendido que não existe certo ou errado quando falamos de luto, consigo pensar em atitudes e falas mais ~saudáveis~, por assim dizer, diante do sofrimento de alguém.
Encaro o luto como um tabu na sociedade e na minha família, e não suporto essa ideia. Acompanho iniciativas incríveis para ajudar quem está enlutada. Fala-se tanto de lidar com a vida… mas ela não existe sem a morte.
É preciso falar sobre as pessoas que perdemos. É preciso criar um espaço confortável para que o nosso mundo desabe. É preciso se cercar de pessoas que compreendam o seu desespero, ainda que não o sintam.
Eu estou em processo de luto. Estou enlutada e enlutecida (o segundo termo foi criado pela equipe deste perfil maravilhoso, para designar aquele sentimento de impotência, misturado à raiva, que estamos sentindo com intensidade na pandemia, conforme o luto coletivo avança).
Perdi um grande amigo há poucos dias, repentinamente, o que me deixou em estado de choque. E a real é que ainda não tá fácil digerir essa informação.
Frases clichês: o que NÃO dizer a uma pessoa enlutada
A prova de que vivemos no tempo das cavernas quando se trata de luto, são as frases clichês que as pessoas aprenderam a utilizar nessa situação, como se esses dizeres conseguissem consolar pessoas tão diferentes entre si.
A partir do que eu mesma já ouvi, listei algumas frases que não ajudam quem está vivenciando a dor de perder alguém.
- ~Ah, não fica assim, ele não ia querer que você chorasse ou reagisse dessa forma~: não coloque palavras na boca da pessoa morta. O sentir é seu, a dor é sua e você tem um jeito único de lidar com ela.
- ~Tenho certeza que ele está num lugar melhor~: como é que você pode afirmar isso, criatura de Deus? Já pensou que a pessoa enlutada pode não ter nenhuma crença pós-morte? Pressupor algo assim é passar por cima do sentimento de quem ficou aqui, na Terra, sofrendo.
- ~Vida que segue, pois todos nós partiremos um dia~: sim, a morte é certa, mas dizer coisas como ~bola pra frente!~, ~a vida não para~ machuca. Sabemos que a vida segue, mas ela nunca mais será a mesma. Não invalide a falta que alguém pode fazer.
- ~Como você está?~: no mínimo, a pessoa enlutada está um caco! Não pergunte como ela está, pois isso pode forçá-la a dizer que está bem, só para que VOCÊ não fique desconfortável com o sofrimento dela.
Então, o que dizer?
Às vezes, o silêncio é a melhor resposta. Podemos dizer muito com o nosso olhar, com o nosso abraço ou com o bom e velho ~Sinto muito pela sua perda~.
Mas, se decidir levar o papo adiante e oferecer mais conforto à pessoa enlutada, eis algumas opções.
Troque o…
~Como você está?~ por ~Estou aqui para o que você precisar~;
~Vida que segue!~ por ~Você deve sentir muito a falta dele~;
~Tenho certeza que ele está num lugar melhor~ por ~Deve ser realmente difícil passar por esse momento~;
~Ele não ia querer que você chorasse~ por ~Eu sinto muito pela sua dor, mas conte comigo~;
Encoraje o luto sem cobrar, sem opinar, sem dizer como a pessoa deve se sentir.
Não diminua a dor alheia. Não diga que você ~já passou por coisa pior~. Ofereça palavras carinhosas, exercite a sua sensibilidade e a sua presença.
Sei que o assunto é delicado e que dá vontade de sair correndo. Não fomos ensinadas a lidar com a morte e o morrer. Mas, se você está viva…. significa que ainda pode aprender.