[Textin] De quantos likes você precisa para se sentir amada(o)?

No supermercado, me peguei ouvindo uma criança ao lado da mãe dizer: “Mãe, eu acho que as pessoas não gostam de mim. Recebo poucos likes no Instagram”. A mãe tratou de desviar do assunto rapidamente: “Bobagem, meu amor. Isso não quer dizer nada. As pessoas andam sem tempo pra ficar vendo foto da gente, e tem um monte de gente que gosta de você, você sabe”. Tive muita vontade de pegar a criança pela mão, levá-la a algum lugar muito legal e explicar melhor como as coisas são. Na verdade, se tô aqui escrevendo, é porque não é só aquela criança que anda precisando de explicação.

Nós, adultos, nos comparamos quase o tempo todo. Podemos saber que o amor e o “gostam de mim” vão muito além das redes sociais, mas medimos e esperamos retorno igual criança. Contamos os likes. Ficamos chateados quando tem poucos, e surpresos e felizes quando tem muitos. Gostamos de acreditar que existem fórmulas para atrair mais ou menos likes. Selfie sorrindo, foto abraçando árvore, textão reflexivo ou post curto: o que será que dá mais ~certo~? Instagram é terra de provação. E a gente leva, quase sem querer, esse tipo de coisa pro coração. Vai machucando devagarinho, vai doendo.

Eu sei que é duro deixar de se importar, deixar de notar quantos likes aquela tua foto tão bem pensada recebeu. Eu sei que é chato quando você escreve algo que parece sensacional na sua cabeça mas que, no feed das pessoas, não desperta a atenção. Mas é preciso deixar tudo isso pra lá. É preciso respirar. Like não é sinônimo de amor, like não é medida. Você pode ter poucos likes aqui e ser muito amado vida afora. Você pode parecer estranha demais em meio a musas fitness mas ser a pessoa mais engraçada e que cozinha melhor na sua família. 

Não receber um like não significa que não gostam de ti. Não significa que não dão importância. Às vezes é pura birra, às vezes não viram mesmo a tua foto nova, às vezes prometeram ler o seu texto depois e aquele depois virou nunca mais. Às vezes estão mais preocupados em dar ibope pra galera da Globo, às vezes estão preferindo consumir outros tipos de conteúdo, porque somos muitos, somos tantos, e tem pra todo mundo e para todos os gostos.

Então desapega aí dessa necessidade de likes. Faz melhor: manda uma mensagem para alguém que você gosta, encontra essa pessoa em carne e osso, dá um beijo nela, conversa com ela por várias horas. No fundo tá todo mundo só querendo ser amado, só querendo ser notado. E um abraço bem dado, seguido de um sorriso escancarado é coisa que like nenhum substitui… ❤