Pretensiosa, eu diria que há pelo menos 2 motivos pelos quais um texto não conquista logo de cara:
1. Ele é blocão quando deveria ser tijolinho.
2. Ele é tijolinho quando deveria ser blocão.
Explico:
– BLOCÃO é o famoso texto corrido, sem parágrafos. É denso, às vezes pesado, aquela sentada de mão na cara, que pode te deixar sem ar.
– TIJOLINHO é aquele texto mais amigável, com brecha para reflexão, que pula linha e parágrafo, entregando a mensagem de forma suave.
Saber conduzir quem nos lê é importante. Afinal, um texto nunca é só um amontoado de palavras: ele pode guiar, gerar identificação, abraçar, questionar, indignar… enfim: inúmeras possibilidades.
Daí a necessidade de perceber quando é hora do blocão e quando é hora do tijolinho.
~Ahhh, Paty, mas como vou saber?~
Descobrindo tua própria voz. Educando quem te lê. Você pode inclusive desenvolver mecanismos de identificação nos seus textos.
Pega o meu exemplo: aqui no Instagram, quando aparece um texto estilo blocão, sem quebra de linhas, é porque faz parte de uma narrativa direta, em que não quero que as pessoas tenham muito tempo pra pensar. É aquilo ali e deu, é o meu ponto de vista, é o meu sentimento ardendo, tomando conta, então foda-se, me acompanhe se puder!
Nos textos estilo blocão, há uma intenção: deixar as pessoas quase sem fôlego, com o coração acelerado e os olhos esbugalhados, despertando “UAU”, “PQP” e “CARALHO” nos comentários.
Quando quebro o texto, é uma espécie de convite para que reflitam comigo. Há pausas no raciocínio. O texto tijolinho funciona melhor como reflexão.
Escrever é colocar intenção, gente. É abrir ou fechar. É criar, despertar.
Fico realmente nervosa quando leio posts que poderiam ter sido quebrados em tijolinhos. Eles parecem gritar ali, esmagados. É como se a mensagem não chegasse de modo claro o suficiente.
O contrário também me aborrece. Muita divisão, muita quebradeira num texto que tinha tudo pra me deixar sem fôlego e acaba ficando… sem sal.
Tenta se lembrar: escrever é se RELACIONAR. Seja o teu texto blocão ou tijolinho.
//
E aí… esse papo de pedreira fez sentido pra você? 🤓🙈