É assumir que foi você quem começou essa merda. Foi você quem plantou as ideias mais malucas na própria mente, vomitou coração por quem não devia, elogiou cedo demais, decidiu fazer algo tarde demais.
É assumir que as pessoas não são como você quer que elas sejam e que qualquer ideia diferente disso só existe na sua cabeça. É entender que você não tem controle sobre o que os outros vão dizer. Você só é responsável por você e isso dói. Dói perceber que se aquele sonho ainda não foi concretizado é porque você não se esforçou o suficiente.
Dói ver que certas coisas saíram do caminho porque você mesma escolheu, ainda que não se lembre. Você não lembra, mas você escolheu.
Autorresponsabilidade é parar de dizer que você não tem escolha. É parar de se perguntar por que contigo. Levanta daí. Pega na tua mão, te orienta, chama a sua alma pra conversar. Assume: você tem deslizado.
Mas, com um pouco de esforço e vontade de olhar para o que você vem construindo, eu garanto que dá pra consertar.
Autorresponsabilidade é isso. Essa cara dura, sem vergonha, essa dose de juízo que te faz mudar. Pega essa dose, vira esse copo de uma vez. Já vou avisando que pode descer amargo, que pode arder. Dane-se: faz cara feia então, mostra que tá difícil, não precisa agir como se não fosse. Agora respira. E sorria: que o gosto de finalmente olhar pra VOCÊ costuma ser doce…